4. O
Método de Ensino no Estado Ideal de Aristóteles
Aristóteles defendia que a função principal da educação era conduzir
o homem à felicidade. A sua filosofia da educação, apresentada na Política,
constitui no entanto uma fraca evidência do que se passava a nível do Liceu. Em primeiro
lugar, as perspectivas educacionais para que Aristóteles aponta são somente aplicáveis
numa comunidade politicamente ideal, em que a educação seria apoiada e estritamente
regulamentada pelo estado ao contrário do que se passava em Atenas, onde, como sabemos,
as instituições escolares eram privadas. Em segundo lugar, na Política,
Aristóteles refere essencialmente a estruturação da educação elementar e
pré-elementar, níveis de ensino estes que não são contemplados pela sua escola.
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Aristóteles representado num códice
medieval, em que escreve em grego, mas da esquerda para a direita como os árabes. |
Segundo Aristóteles, o ser humano ao nascer é como um rio sem leito, que não sabe
para onde vai e que a educação, ao longo do seu amadurecimento, deve guiar.
Aristóteles aceita a
educação tradicional grega, considerando no entanto que esta deve ensinar conceitos úteis e
necessários à vida prática. Por outro lado, Aristóteles defende que a virtude moral e
o bom carácter também devem ser ensinados, considerando que tais atributos não eram
inatos no ser humano.

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