Biografia

Apolónio de Perga, conhecido como "O Grande Geómetra" e considerado como um dos mais originais matemáticos gregos no campo da geometria pura, viveu durante os últimos anos do século III e primeiros do século II.

Os dados da vida de Apolónio são escassos e quase todos provenientes de notas que aparecem nos prefácios dos seus livros.

Sabe-se que nasceu por volta de 262 a.c. em Perga, na Panfília. Ainda jovem, deixou Perga em direcção a Alexandria cujo o Museu e Biblioteca eram o centro do saber. Aí estudou com os sucessores de Euclides e, mais tarde, aí veio a ensinar.

Sabe-se também que visitou Pérgamo, onde tinha sido construído uma biblioteca semelhante à de Alexandria.

Apolónio é autor do famoso tratado As Cónicas, uma das principais obras de matemática da Antiguidade, compostas por oito livros ao longo dos quais Apolónio demonstra centenas de teoremas recorrendo aos métodos geométricos de Euclides. Além desta obra, a única que chegou inteiramente até nós,  escreveu ainda Dividir Segundo uma Razão. Das restantes obra, hoje perdidas conhecem-se os seguintes titulos: Cortar uma Área,  Tangências, Lugares Planos, Determinar uma Secção, Inclinações, Cálculo Rápido e Comparação entre o Dodecaedro e o Icosaedro.

Da sua vasta obra científica só dois trabalhos chegaram aos nosso dias, As Cónicas e Dividir Segundo uma Razão.

Além de matemático, Apolónio foi também astrónomo tendo ficado célebre pelo seu modelo de representação dos planetas.

Faleceu por volta de 190 a. c. em Alexandria.