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As Fases da Obra de Escher

Distinguem-se, usualmente, duas fases na obra de M. C. Escher.

 

Antes de 1937, a obra de Escher é puramente pictórica, dominada pela representação da realidade visível, orientada inteiramente pela beleza das paisagens e arquitectura italianas. Trata-se de um realismo agudo mas que, ao mesmo tempo, denota um modo muito próprio de observar o real, visível, sobretudo, na obsessão que tem com a estrutura do espaço e a escolha de ângulos de visão, muitas vezes contrastantes. Nesta fase, Escher realiza também obras imaginativas, como Castelo no Ar (1928) e Torre de Babel (1928) e dedica-se empenhadamente ao domínio das técnicas de gravura. Ele próprio considera a maioria dos seus trabalhos como exercícios gráficos.

 

  Castelo no Ar (1928)   Torre de Babel (1928)  

A partir de 1937, o pitoresco e o real deixam de lhe interessar. Agora, está fascinado com a regularidade e as estruturas matemáticas, a continuidade e o infinito inerente a todas as imagens, a reprodução de três dimensões sobre uma superfície bidimensional.

Escher fixa-se nas construções da sua própria imaginação e as suas obras passam a exprimir aquilo que ele próprio designa por “pensamento visual”. Trabalha com formas geométricas que encontra nos mosaicos islâmicos e nas formações cristalinas. Procura dar vida a esses padrões, substituindo formas abstractas por elementos reconhecíveis como animas, plantas ou pessoas.

Os seus cadernos enchem-se de séries contínuas desses elementos, combinados de formas variadas, num processo que se poderia repercutir até ao infinito. A animação desses padrões conduz à série Metamorfoses, em que as várias estruturas se transformam sucessivamente umas nas outras.

Se até à fase anterior não seria necessário muito esforço para compreender a obra de um artista cujas paisagens eram, ao mesmo tempo, poéticas e cativantes e cujos retratos eram de grande expressividade, depois de 1937, a crítica de arte passa a ter dificuldade em falar dos seus trabalhos. Situação que não afecta Escher. Na verdade, apesar de os seus trabalhos não serem bem recebidos e de, mesmo no seu círculo mais próximo, ter poucos admiradores, Escher continua a seguir o seu caminho, aparentemente insensível à crítica. Ocupa-se com ideias de regularidade, estrutura, continuidade. O seu espanto  sobre a forma como os objectos se deixam representar sobre uma superfície é inesgotável. Escher não consegue expressar estas ideias em palavras mas, em imagens é capaz de as tornar claras. Daí que a sua obra possa ser considerada de “alto grau racional, porém, minimamente literária no sentido de que ele parafraseia em imagens as coisas que não poderiam ser reproduzidas em palavras” (Ernst, 1978, p.16).

Quem considera a arte como uma expressão de sentimentos, terá de recusar esse estatuto à obra de Escher. Ela é determinada pela razão, tanto ao nível do objectivo, como da execução. Neste sentido, a maior parte das suas gravuras possuem o carácter de uma investigação. 
Como o próprio Escher confessa:

 

 

“Se soubessem só o que eu vi na escuridão da noite...fiquei por vezes louco de mágoa por não poder representar. Em comparação com isso, é cada estampa um malogro que nem sequer reproduz uma fracção daquilo que devia ser.”

(cit. in Ernst, 1978, p.16)

 

 

 Ora, o que importa sublinhar é que aquilo que Escher vê "na escuridão da noite" são leis matemáticas, leis que, como ele diz, não são invenções ou criações humanas, mas entidades independentes que cabe ao homem apenas contemplar:

 

 

 “Posso alegrar-me, com boa consciência, com esta perfeição e testemunhá-la, pois não fui eu que a inventei ou mesmo descobri. As leis matemáticas não são nenhumas invenções ou criações humanas. Elas são, elas existem completamente de forma independentemente da mente humana. O mais que uma pessoa lúcida pode descobrir é que elas estão lá e raciocinar sobre o assunto.”

(cit. in Ernst, 1978, p.35)