Medidas de Superfície
A unidade básica de superfície era o setat que equivalia a um quadrado com cem meh de lado, isto é, cem meh quadrados. Para superfícies mais pequenas empregava-se o remen (1/2 de setat), o hebes (1/4 de setat) e o sa (1/8 de setat) existindo ainda uma medida chamada jata equivalente a 100 setat que se empregava em grandes superfícies.
Medidas de volume
A unidade de volume ou de capacidade era o heqat, representado como o Olho de Horus. Empregava-se fundamentalmente para medir o trigo e a cevada e equivalia a 4.8 litros. Para medições maiores, por exemplo em armazéns, empregava-se uma unidade que poderíamos chamar "100 heqat quádruplos". Considerando o olho direito, cada uma das seis partes do Olho de Horus eram usadas como medidas, como segue:
As sobrancelhas equivaliam a 1/8, a pupila era 1/4, a parte esquerda da pupila era 1/2, a parte direita da pupila era 1/16, a parte inferior vertical abaixo do olho era 1/32 e a parte inferior diagonal do olho representava 1/64, tudo fracções de heqat.
O oipe continha 4 heqat, isto é, 19.22 litros. Cinco oipe formavam um jar, aproximadamente 96 litros, o mesmo que dizer, vinte heqat. Uma medida comum para medir volumes era cem oipe. Existia ainda uma unidade chamada henu, que aparece no papiro de Rhind definida como um décimo de heqat para a medição de perfumes. O ro equivalia 1/320 de heqat e era uma unidade que se empregava só para medir grão. Quando se media grão em heqat, usavam-se as fracções do Olho de Horus e também múltiplos de ro.
Nome |
Equivalência |
Heqat | 4.8 l |
Oipe | 19.22 l |
Jar | 96 l |
Henu | 0.48 l |
Ro | 15 cc |
Medidas especiais de líquidos
Para medir líquidos utilizava-se o des e, para a cerveja, o secha. Para o incenso usava-se o men e o hebenet, também utilizado para medir vinho.
Medidas de comprimento
A unidade básica de comprimento era o meh ou cubit. O meh original media cerca de 457 mm. A partir da terceira dinastia, tomou-se como unidade de medida o meh real que era o meh original mais um palmo, o que equivalia a 523 mm. O meh dividia-se em sete shesep Existiam ainda outras unidades, fracções do Meh, como o yeba, 1/28 do meh. O nebiu era um meh e meio e a jet representava cem meh. Para medidas de comprimento maiores usava-se o iteru equivalente a 10.5 km, cerca de 20000 meh. O demen era uma unidade um tanto curiosa pois que dois demen correspondiam ao comprimento da diagonal de um quadrado com um meh de lado; seria equivalente à raiz quadrada de dois meh.
Medidas de peso
A unidade fundamental de peso era o deben, empregada para trocas e equivalia a 91 gr, normalmente de cobre ainda que o valor dos produtos podesse aparecer expresso em deben de ouro ou prata. O qedety era a décima parte de um deben. O shat equivalia a meio deben.
Outras unidades
Peso: Unidade que expressava a qualidade do pão ou da cerveja. Referia-se ao número de pães fabricados por unidade de peso de grão. Quanto maior é o peso, pior qualidade tem o produto fabricado. Por exemplo, se com um heqat de grão se fabricavam 20 pães, então o seu peso era 20.
Shaty: Unidade só conhecida através do papiro de Rhind que, no seu problema 62, é referida como sendo 1/12 de um deben de ouro. Um deben de prata conteria seis shaty.
Seqt: Declive de uma superfície plana inclinada.