
Nasceu: 18 de Maio de 1872 em Ravenscroft, Trelleck,
Monmouthshire, Wales
Morreu: 2 de
Fevereiro de 1970 em Penrhyndeudraeth, Merioneth, Wales

A vida de Bertrand Russell abrange um período enorme, quase um
século, estendendo-se da Inglaterra Vitoriana à era Espacial. Como o próprio Bertrand
Russell costumava dizer, ele é uma espécie de relíquia vitoriana... Mas, não
é nossa intenção considerá-lo como tal nesta página.
O fascínio que Russell exerceu sobre o público dependeu de numerosos
factores. Para além da sua longevidade, há muitas outras facetas que o tornam
único. Grande matemático e filósofo, apóstolo da paz e discutida figura política,
Bertrand Russel alcançou um enorme prestígio mundial. Era o nonagenário que cativava os mais novos e inspirava os mais
velhos; o aristocrata que desprezava a Câmara dos Lordes e se arriscava a
ser preso; o anarquista por temperamento que desafiava o poder
constituído; o ateu que traçou armas contra o dogma religioso e a moral convencional; o
matemático e lógico cujas equações destronaram Euclides; o filósofo que
procurou tornar a
filosofia acessível aos leigos; finalmente, o galardoado com o Prémio Nobel da
Literatura, cuja elegância de estilo, agudeza de ironia e destreza mental remontam a uma
época em que se cultivava a arte de conversar e de escrever
cartas.

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Bertrand
Russell é considerado um pensador de categoria excepcional, especialmente pelas
suas magnificas e originais contribuições no domínio da Filosofia da Matemática. Ao mesmo
tempo, a variedade dos seus outros estudos, da história à política, da
economia à educação, da moral aos problemas sociais, espalhados numa vasta obra,
tornam-no uma das figuras contemporâneas mais prestigiosas e discutidas.
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Bertrand Russell
nasceu a 18 de Maio de 1872, em Ravenscroft, Monmouthshire, Inglaterra.Foi o mais novo dos
três filhos do Visconde de Amberley, filho de Lorde John Russell, e de Kate Stanley,
filha do Barão Stanley de Alderley.
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Russell em 1876, ano em que ficou órfão
com menos de quatro anos de idade. |
A sua família tornou-se famosa na história inglêsa desde o início do séc. XVI.
Com
efeito, seu avô, Lorde John Russell, foi o arquitecto da Grande Reforma Bill de 1832 e
duas vezes Primeiro Ministro. O seu pai e a sua mãe foram duas figuras de craveira
intelectual muito elevada, ambos discípulos do célebre filósofo Stuart Mill.
A sua mãe e irmã morreram quando tinha apenas dois anos, tendo-se seguido o pai com um
intervalo de vinte meses. Dispôs este em testamento que a educação e a tutoria dos seus
filhos fosse confiada a dois livres pensadores seus amigos mas, tendo o tribunal recusado
aceitar esta disposição testamentária, os dois irmãos foram morar para Richmond Park, onde
a
condessa Russell, sua avó, lhes fez ministrar uma educação cristã, por intermédio de
professoras alemãs e suíças. O grande desejo de sua avó era que Bertrand seguisse a tradição
da família tornando-se, tal como o avô, Primeiro Ministro.

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A sua existência no novo lar era confortável mas muito
fechada. Russell tornou-se um rapazinho tímido e solitário, dominado por
uma educação
espartana (embora afectuosa) imposta pela sua puritana avó. A sua reserva foi sem dúvida
acentuada pelo mistério tecido à volta da vida dos seus pais e da sua morte
prematura. Esse mistério iria Russell desvendá-lo anos mais tarde, ao consultar os seus documentos
pessoais. Russell procurava consolo para a sua solidão escrevendo e, no que escrevia,
discutia atitudes e convicções firmadas. Já nos princípios da sua adolescência
começou a mostrar-se céptico acerca dos dogmas religiosos, convencido de que a
felicidade terrena era o fim essencial da vida.
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«Os primeiros grandes acontecimentos da
minha vida, com 11 anos apenas - escreveria Russell mais tarde na sua autobiografia, The
Bertrand Russell's Philosophy - foram os princípios de Euclides». Com efeito, bem
cedo revelara uma aptidão excepcional para os estudos matemáticos. Mais tarde
confessa-se desviado para a filosofia pelo seu ardente desejo de aprofundar as verdades
matemáticas. Aos dezoito anos abandona a fé cristã em que havia sido criado.
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Em 1890 começa a frequentar o Trinity
College onde se concentra na Matemática e na Filosofia. Aí, em companhia de amigos
brilhantes que partilhavam a sua intensa curiosidade intelectual, confirmou-se o seu
génio. Transformou-se numa pessoa
com um extraordinário poder de expressão e muito expansiva. Após três anos doutora-se
com a tese An Essay on the Foundations of Geometry.
O trabalho de Russell sobre os fundamentos da Matemática impulsionou a filosofia inglesa
numa outra direcção.
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Decide então abandonar o
Trinity College e, durante alguns meses, serve como adido na Embaixada Britânica em
Paris. Deixou o lugar em Dezembro de 1894 e casou com Alys Whitall Pearsall Smith. O casal segue
para Berlim onde Russell passa a maior parte do ano seguinte a estudar Economia e a recolher
materiais para o seu primeiro livro German Social Democracy. Em 1896 visita os Estados Unidos durante três
meses. Quatro anos depois
publica uma segunda obra A Critical Exposition of the Philosophy of
Leibniz.
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Em 1900, "o mais importante ano na
minha vida intelectual", Russell foi com Whitehead ao Congresso Internacional de
Filosofia em Paris, onde ouviu Peano a apresentar as suas descobertas na lógica simbólica. Esta
experiência impele-o a fazer prolongadas investigações que tiveram como fruto
The
Principles of Mathematics (1903).
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Depois, em colaboração com Alfredo North
Whitehead, dedica-se a desenvolver esse trabalho que publica em três volumes entre, 1910 e
1913, com o título de Principia Mathematica.
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O trabalho
realizado é verdadeiramente extraordinário constituindo um instrumento de grande fecundidade para a solução de numerosos
problemas de filosofia da ciência. Esse ttrabalho contribuiu decisivamente para chamar a atenção
mundial sobre os seus autores.
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Depois de um curto período de actividade política,
Russell é
convidado pela Universidade Americana de Harvard, onde pronuncia uma série de
lições e
publica um novo trabalho sobre Our Knowledge of the External World as a Field for
Scientific Method in Philosophy (1914).
O desencadeamento da Primeira Grande Guerra Mundial decide-o a
iniciar um grande movimento pacifista, de acordo com as suas convicções. É por essa
altura que escreve Principles of Social Reconstruction (1916),
Justice
in War-Time (1916), Political Ideals (1916) e Roads to Freedom:
Socialism, Anarchism and Syndicalism (1918).
Russell mostra-se sempre um paladino dos perseguidos e um crente na
supremacia do indivíduo. Em 1916, quando seis indivíduos se
recusaram a
combater por motivos de consciência e foram presos por andarem a distribuir panfletos
pacifistas, Russell declarou ser o autor dos panfletos, incitando as autoridades a
voltarem-se contra ele. O resultado foi um julgamento que ficou célebre pela defesa
que Russell apresentou. Foi multado em cem libras e depois sumariamente demitido do cargo que
desempenhava no Trinity College.
A guerra despertou uma profunda consciência social no pensamento
de Russell. Não só aumentou a sua compaixão pelo sofrimento alheio como também as
privações próprias, incluindo alguns meses de cadeia, lhe deram a conhecer
- em
primeira mão - os poderes repressivos do estado contra os quais os indivíduos
estão indefesos.
Em 1918 esteve preso vários meses porque escreveu
um panfleto acusando o Exército Americano de intimidar as suas tropas impedindo-as de
irem a casa. Durante os quatro meses que passou na prisão escreveu
An
Introduction to Mathematical Philosophy, publicada pela primeira vez em 1919. O livro
foi um fardo pesado para o Governador da Prisão que, apesar de incapaz de o compreender,
foi obrigado a ler o manuscrito, pois podia conter possíveis tendências revoltosas.
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Depois da guerra, em 1920, Russell foi
passar alguns meses à
União Soviética com uma delegação Trabalhista. Falou com Lénine, Trotsky e Gorky e
procurou
conhecer a estrutura do novo regime social ali instalado. A sua reacção em presença do
caos que reinava nesses primeiros tempos no novo estado soviético era ambivalente:
considerava a transformação como bem-vinda mas sentia-se perturbado pela miséria e
sofrimento que observou. Tendo previamente rejeitado o capitalismo, era levado a acreditar
que não havia, na altura, nenhuma alternativa adequada. No regresso, e apesar da sua
simpatia pelas finalidades mais ousadas do socialismo, confessou-se desiludido com o que
viu e proclamou-o francamente na obra que a seguir publicou: The Practice and
the Theory of Bolshevism (1920).
A seguir visita o Extremo Oriente onde foi convidado a fazer
uma série de conferências na Universidade de Pequim. Passa então nove meses na China,
entre 1920 e 1921, tendo estado de cama a maior parte desse tempo, em convalescença de
doenças graves que o atacaram em série. A sua admiração pela civilização chinesa
encontra-se patente na obra The Problem of China (1922). Enquanto permanece
naquele país divorcia-se da sua primeira mulher e, de regresso a Inglaterra, casa com Dora
Winifred Black.
Russell, que já tinha a sua reputação restabelecida devido às suas contribuições
para os fundamentos da Matemática, volta a ensinar e a dar conferências em
Inglaterra e nos Estados Unidos.
Os anos seguintes passa-os dividindo o seu tempo entre o jornalismo e a divulgação
científica. Publica mais de vinte e quatro livros e mais de duzentos artigos em
jornais entre os quais The ABC of Atoms (1923) e o
The ABC
of Relativity (1925).

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O nascimento de dois filhos leva-o a interessar-se
pelos problemas da educação. Materializa esse interesse com a abertura de uma escola
experimental para a educação de crianças (1927) e com a publicação das obras
On
Education Especially in Early Childhood (1926) e a
Education and the Social Order
(1932).
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O advento do Nacional-Socialismo na Alemanha provocou uma forte
reacção por parte de Bertrand Russell que verberou o acontecimento com a maior
severidade em muitos dos seus
escritos. Profetizou uma Segunda Guerra Mundial mas em 1936 advogou uma aproximação
amigável com a Alemanha. Estava convencido de que tudo era preferível à guerra e que
a Alemanha, se não encontrasse resistência, haveria de reconhecer a loucura da política
militarista que estava a seguir. Após o primeiro ano de guerra mudou de opinião,
passando a afirmar que a guerra por vezes é necessária para evitar males maiores. A sua
repugnância pelo totalitarismo nazi é tão grande que, logo a seguir à invasão da
Polónia, anuncia publicamente a sua adesão à luta contra o ditador alemão e
à causa das democracias. Os anos de guerra passa-os alternadamente em Inglaterra e nos
Estados Unidos, publicando numerosos ensaios sobre os assuntos da sua especialidade.
Ocupou várias cátedras em universidades americanas. Em
1940 foi-lhe oferecido um lugar de professor no New York City College mas, após
uma
controvérsia que se tornou famosa, a sua nomeação para o cargo foi revogada sob
pretexto da sua incompatibilidade moral com os princípios da educação americana. Depois
disso, Russell foi boicotado em todo o território dos EUA, ficando totalmente
privado de meios de subsistência. Foi mais tarde convidado a ensinar na Fundação
Barnes durante cinco anos. Aí ensinou História da Filosofia. A nomeação para tal
cargo provocou, porém, nova polémica e foi despedido ao fim de dois anos. Seguiu-se um
julgamento, na sequência de ter o Presidente da Fundação, Dr. Barnes, acusado em
tribunal Bertrand Russell de dar lições superficiais. Russell foi absolvido desta
acusação.
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Regressou a Inglaterra em 1944 e foi nomeado para leccionar
cinco anos no Trinity College, de Cambridge, ao mesmo tempo que foi eleito Membro
Vitalício do mesmo colégio universitário.
Depois do lançamento das bombas atómicas sobre as cidades
japonesas fez um dos seus raros discursos na Câmara dos Lordes, predizendo o aparecimento
da bomba de hidrogénio e prevenindo a Humanidade contra o perigo que ela representava.
Quando a guerra terminou, intensificou a sua acção para a paz no mundo, convencido
que esta só se poderia alcançar pelo desarmamento nuclear geral.

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A 10 de
Novembro de 1950 foi anunciado que Bertrand Russell tinha ganho o Prémio Nobel da
Literatura respeitante a esse ano, «em reconhecimento de numerosos trabalhos da sua
autoria em que se defendem os ideais mais elevados». Quando um mês mais tarde recebe, em
Estocolmo, a quantia de trinta mil dólares, o secretário da Academia Sueca referindo-se
ao laureado, proclama-o um dos mais brilhantes protagonistas dos ideais humanos e campeão
da liberdade de expressão do mundo ocidental.
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Com a sua crescente dedicação à causa do pacifismo o seu nome
tornou-se sinónimo da campanha pela paz. A sua casa foi literalmente inundada por cartas
vindas dos quatro cantos do mundo. A resposta a essas cartas sobrecarregou ainda mais o
seu programa diário, já muito pesado. Em 1954 as experiências com a bomba de
hidrogénio realizadas no atol de Bikini acentuaram a urgência da sua tarefa.
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O programa que manteve na BBC, intitulado «Man's Peril», abalou
consideravelmente a apatia do público, ao fazê-lo aperceber-se de todas as
consequências de uma guerra atómica. Russelll preparou um manifesto cuja primeira assinatura de
adesão foi a de Einstein, pouco antes do grande físico morrer.
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Os signatários desse documento formaram o núcleo da I Conferência
Pugwash realizada na Nova Escócia, em 1957. Nela participaram cientistas tanto de Leste
como do Ocidente. Russell foi eleito presidente desta conferência e das que lhe seguiram.
No entanto, não se contentou com o facto do Movimento Pugwash poder ter influência
decisiva no desarmamento e procurou outros métodos com afinco. Escreveu a governantes de
todo o mundo sobre os problemas de maior acuidade na altura.
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Não contente com a reacção obtida até aí, enveredou com
inesgotável energia pelo campo oferecido pela possibilidade de evitar a guerra por meio
de manifestações em massa. O ano de 1958 viu nascer a campanha pelo Desarmamento
Nuclear, tendo Russell como presidente.
Seguiram-se quatro anos de intensa actividade com
Russell, já firmemente instalado como apóstolo da paz, a chefiar as primeiras marchas,
muitíssimo concorridas, de protesto, por intermédio da Comissão dos 100.
Eram manifestações generalizadas de desobediência às autoridades
civis numa tentativa para
sustar eficazmente a crescente ameaça da guerra atómica.
Em 1961, com oitenta e nove anos de idade, chefiou uma numerosa manifestação
«sentada» em frente do Ministério da Defesa, na Whitehall. Bertrand Russell e a sua
mulher foram condenados a dois meses de prisão pelas actividades desenvolvidas nessas e
noutras manifestações de protesto (a pena foi reduzida a uma semana, por motivos de
saúde).
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Em 1963 as suas múltiplas tarefas atingiram tais proporções
que se organizou a Fundação Bertrand Russell para a Paz destinada a aliviar um
pouco o trabalho pessoal de Russell e a afirmar o apoio que recebia dos mais variados
sectores. A fundação ocupava-se especialmente de problemas internacionais, em particular
das aspirações do povo em nações do chamado 'terceiro mundo'. Começa então a dedicar
grande parte da sua atenção à Guerra do Vietname, censurando asperamente a
intervenção dos americanos.
Retirou-se do Partido Trabalhista Inglês em 1965, por não
concordar com o apoio dado pelo governo do seu país à política seguida pelos americanos
em vários campos. Um ano mais tarde discursou na reunião preparatória do Tribunal
Internacional dos Crimes de Guerra, instituição fundada para investigar acções
criminosas cometidas pelos americanos no Vietname. Russell foi eleito presidente do
Tribunal, que mandou publicar os factos averiguados em 1967, ano em que Russell publicou o
seu livro War Crimes in Vietnam.
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No seu octogésimo aniversário, Russell ofereceu um conselho típico
de longevidade. Recomendou 'um hábito hilariante de controvérsias olímpicas',
que nos mantivesse ocupados e que evitássemos todos os tipos de excessos - excepto fumar.
("Até à idade de quarenta e dois anos fui um abstémio. Mas, nos últimos
sessenta anos tenho fumado incessantemente, parando somente para comer e
dormir")
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Entre 1967 e 1969 apareceram os três volumes da sua Autobiografia, que recebeu o
aplauso geral.
Russell morreu em sua casa, em Wales, a 2 de Fevereiro de 1970.
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