O objetivo deste trabalho é desenvolver um algoritmo para identificação do estado emocional das pessoas a partir dos seus sinais fisiológicos. O(A) aluno(a) irá explorar diversos sinais fisiológicos para identificar os mais adequados (e.g., eletroencefalografia, pressão arterial, ritmo cardíaco, atividade electrodérmica da pele, temperatura da pele, acelerómetro, e giroscópio), e a posterior combinação dos sinais mais adequados. Para desenvolver e testar os algoritmos serão usados datasets existentes.
O objetivo deste trabalho é desenvolver um sistema de recomendação que seja capaz de sugerir conjuntos de imagens para utilizar aquando da criação das sessões. O(A) aluno(a) irá desenvolver o sistema de recomendação tendo como base informação das pessoas com demência - não só da pessoa a quem se destina a sessão a criar, mas também de outas pessoas que tenham características similares, por exemplo, ambas tinham como hobby jardinagem, as emoções transmitidas pelas imagens, as reações emocionais da pessoa com demência durante as sessões ao visualizar as imagens, e a similaridade entre as imagens existentes. Os algoritmos que permitem identificar as emoções transmitidas pelas imagens, reações emocionais da pessoa, e similaridade entre imagens já se encontram desenvolvidos (ou em fase de desenvolvimento).
O objetivo deste trabalho é desenvolver uma técnica de interação, e o correspondente algoritmo, que permita a introdução de texto usando apenas o olhar. (exemplos [1,2, 3]) O aluno deve começar por estudar as várias técnicas existentes para introdução de texto usando apenas o olhar [4]. Depois de identificar as mais eficazes e eficientes, deve idealizar uma nova técnica, que permita a introdução eficiente (rápida) e eficaz (sem erros) de texto usando apenas o olhar.
O objetivo deste trabalho é investigar a relação entre a experiência emocional dos utilizadores enquanto interagem com uma aplicação e as medidas de usabilidade recolhidas durante um teste de usabilidade usando questionários standard. O aluno deve montar uma experiência com utilizadores onde estes realizem um conjunto de tarefas numa aplicação interativa, enquanto se recolhem sinais fisiológicos dos utilizadores (EEG, PPG, etc.) usando um dispositivo Muse2, as suas respostas a questionários de usabilidade, e a questionários para fazerem o auto-reporte do seu estado emocional. No final, pretende-se obter um dataset composto pelos sinais fisiológicos recolhidos com o Muse2, os scores dos questionários de usabilidade, e os scores do questionário emocional. Por último, a partir destes dados, pretende-se investigar a relação entre os sinais fisiológicos e a usabilidade percecionada pelos utilizadores.