Desenvolver um algoritmo para identificar ondas P300 em sinais EEG, através do uso de algoritmos de Machine Learning e análise de sinal. Pretende-se que o algoritmo seja o mais independente possível do utilizador, que apresente uma taxa de sucesso semelhante ou melhor que o estado da arte e que tenha um bom desempenho (baixo tempo de deteção) de modo a ser usado em aplicações interativas.
O objetivo deste trabalho é desenvolver uma técnica de interação, e o correspondente algoritmo, que permita a introdução de texto usando apenas o olhar. (exemplos [1,2, 3]) O aluno deve começar por estudar as várias técnicas existentes para introdução de texto usando apenas o olhar [4]. Depois de identificar as mais eficazes e eficientes, deve idealizar uma nova técnica, que permita a introdução eficiente (rápida) e eficaz (sem erros) de texto usando apenas o olhar.
O objetivo deste trabalho é investigar a relação entre os sinais fisiológicos dos utilizadores (EEG, PPG, etc.) e a usabilidade percecionada por estes enquanto interagem com uma aplicação. Será usado como base um dataset (já existente) composto pelos sinais fisiológicos de utilizadores, recolhidos com o dispositivo Muse2, enquanto realizavam um conjunto de tarefas em sistemas interativos, e pelas suas respostas a questionários de usabilidade standard.
O objetivo último do trabalho é conseguir avaliar a usabilidade de um sistema interativo através da recolha de sinais fisiológicos dos utilizadores enquanto estes interagem com o sistema.