Velhos espaços institucionais, sobredeterminados por sucessivas camadas de significação, os lugares da escola oferecem-se enquanto indício, sinal, convocando à desocultação e desvendamento dos seus segredos. Fazer significar esses lugares na sua configuração arquitectónica, na sua distribuição interna, interrogar o sentido das suas transmutações, procurar os isomorfismos entre estruturas materiais e ideias, entre distribuições topológicas e representações mentais, entre determinações funcionais e regimes conceptuais. Desocultar a continuidade possível por entre a variedade das formas, uma verdade que lhes fosse transversal, um símbolo constitutivo da própria ideia de Escola. Reconhecer aí a constrição de uma determinação profunda. Recordar que em todas as escolas, desde sempre, antes mesmo de lhes ter sido atribuída a necessidade de uma edificação - lugar de recolhimento, película face ao bulício da cidade, lugar de encontro entre sujeitos diferentemente situados face ao saber mas por ele igualmente fascinados - havia já recreio, pátio, jardim, lugar aberto, curioso, interrogativo Acompanhar o firme e antiquíssimo caminhar da figura humana
da escola na enigmática e perseverante continuidade dos lugares que sempre
habitou. Que lugares ? De início, ao ar livre, sob a protecção de uma árvore ...
Depois, lentamente, tudo foi sendo inventado
Inclusivamente, foram inventados diversos tipos de escolas
Como explicar a sua quietude? Como não sorrir da sua irreverência? Alunos que são forçados a abandonar o espaço protegido da casa familiar e que, nos lugares da escola, se arriscam ao grupo, à classe, à turma
Que posturas, que gestos, que actividades têm a sua configuração originária nos lugares da escola?
E, que objectos preenchem esses lugares?
Será que, com os meios técnicos actualmente disponíveis, a escola vai voltar
a não ter paredes? A existir de novo ao ar livre? Como será a escola do futuro? _________________________________________________________________ Neste Site, pode ainda consultar:
|
Olga Pombo: opombo@fc.ul.pt
|