Friedrich Ludwig Gottlob Frege

 

Gottlob Frege

  

Algumas citações de Frege:

   “Ter impressões visuais é, claramente, necessário para ver coisas, mas não é suficiente. Aquilo que é preciso adicionar não é nada sensível. É precisamente isto que nos permite desvendar o que está para além do mundo; sem este algo não-sensível, cada um de nós ficaria fechado no seu mundo interior.” 1

    "Todo o bom matemático é pelo menos metade filosofo e todo o bom filosofo é pelo menos metade matemático" 1

   

  Gottlob Frege nasceu a 8 de Novembro de 1848 em Wismar, Merklenberg Schwerin (actualmente Alemanha). Estudou na Universidade de Jena (1869-1871) e na Universidade de Gottingen (1871-1873), dedicando-se à Matemática, à Física e à Química.

     Ensinou na Universidade de Jena no departamento de Matemática onde permaneceu o resto da sua vida profissional. Inicialmente ensinava qualquer ramo da matemática mas as suas publicações eram fundamentalmente no campo da lógica.

    Os seus estudos em Filosofia da Lógica, Filosofia da Matemática e Filosofia da Linguagem fazem de Frege  um dos maiores matemáticos, lógicos e filósofos de sempre.

    Frege queria mostrar que a aritmética era idêntica à lógica e pode-se dizer que recriou a disciplina da lógica ao construir o primeiro «cálculo de predicados». Um cálculo de predicados é um sistema formal constituido por duas componentes: a linguagem formal e a lógica.

    Tal como Leibniz (1646-1716), pensava que a característica específica da Matemática era a construção de cálculos que poderiam ser interpretados sem referência a números ou quantidades.

    Contudo, como consideram Marta e Kneale,  Frege "foi mais longe do que qualquer dos seus predecessores na sua exigência de rigor formal dentro da lógica, e a teoria dedutiva ou cálculo que elaborou é a maior realização alguma vez alcançada na história da lógica." 2 

    Confrontado com a ambiguidade da linguagem usual e com a inadequação dos sistemas lógicos existentes, Frege inventou inúmeras notações simbólicas, tais como"quantificadores e variáveis, que podessem fornecer fundamentos para a lógica matemática moderna. E, na tentativa de concretizar as ideias de Leibniz de uma linguagem universal  adequada de um cálculo racional, Frege desenvolveu uma ideografia - Begriffsschrift.    

    No entanto, o seu trabalho não foi muito bem recebido. Aliás, pode mesmo dizer-se que, inicialmente, foi ignorado, mas teve grande influência em Bertrand Russell, como podemos ver através da carta que Russel enviou a Frege.

    Frege faleceu a 26 Julho de 1925 em Bad Kleinen, Alemanha.

Algumas obras e artigos de Frege: libro.gif (8996 bytes)

    • Begriffsschrift (`Notação de conceito'), eine der arithmetischen nachgebildete Formelsprache des reinen     Denkens , Halle a. S., 1879. 

    • Die Grundlagen der Arithmetik (`Os Fundamentos da Aritmética'): eine logisch-mathematische Untersuchung über den Begriff der Zahl, Breslau, 1884.

    • Funktion und Begriff (`Função e Conceito'): Vortrag, gehalten in der Sitzung vom 9. Januar 1891 der Jenaischen Gesellschaft für Medizin und Naturwissenschaft, Jena, 1891.

    • `Über Sinn und Bedeutung' (`Sobre o Sentido e a Denotação'), in Zeitschrift für Philosophie und philosophische Kritik, C, 1892, pp. 25-50.

    • Über Begriff und Gegenstand' (`Sobre o Conceito e o Objecto'), in Vierteljahresschrift für wissenschaftliche Philosophie, XVI, 1892, pp. 192-205. 

    •  Grundgesetze der Arithmetik (`Leis Básicas da Aritmética'), Jena: Verlag Hermann Pohle, Band I (1893), Band II, 1903.

    • `Was ist eine Funktion?' (`O que é uma Função?'), in Festschrift Ludwig Boltzmann gewidmet zum sechzigsten Geburtstage, 20. Februar 1904, S. Meyer (ed.), Leipzig, 1904, pp. 656-666.

    • `Der Gedanke' (`O Pensamento'). 'Eine logische Untersuchung', in Beiträge zur Philosophie des deutschen Idealismus I, 1918, pp. 58-77.   


   

aniversarioest1.gif (2197 bytes)

Ao longo da sua vida profissional, Frege trocou correspondência com outros filósofos e matemáticos. Se tiver curiosidade em vê-la clique aqui:

ani-mail2.gif (15011 bytes)


1- Citado in  http://www-groups.dcs.st-and.ac.uk/~history/Quotations/Frege.html

2 - Extraído de: Kneale, W., Kneale, M. (1980). O Desenvolvimento da Lógica. Lisboa: 2ª ed.

 

 

 

 

Olga Pombo opombo@fc.ul.pt