Nota.
Para ler alguns documentos (.pdf), exige-se o
Adobe Acrobat Reader
[Envie críticas,
comentários e sugestões para mdazevedo@fc.ul.pt]
I
Utilidades Gerais
(Última actualização em
2015, Janeiro 22, quinta-feira)
1. DICIONÁRIO de Palavras Difíceis
de Traduzir
2. Os 100 Erros
Frequentes em Trabalhos Escolares
3. Os 25 Pontos
Críticos na Redação de Relatórios
4. O Novo Acordo Ortográfico de
1990 em Quatro Páginas
5.
Medição, Avaliação e Fundamentos de Estatística (Parte
1 do manual)
II
Métodos de Estudo e de Trabalho no Ensino Superior
Materiais para os Estudantes (2014-2015)
À
ATENÇÃO DOS ESTUDANTES
1. Pode encontrar no ficheiro Programa e Bibliografia os objetivos
prosseguidos, os conteúdos do curso, a metodologia a seguir e os processos
de avaliação.
2. Note que este curso é presencial. Para tirar proveito
do curso e obter classificação positiva, é necessário trabalhar em cada
semana.
3. Pode descarregar do Mooddle ou
na próxima secção o ficheiro
Programa e Bibliografia
Os sumários da disciplina estão apresentados na página do Moodle da disciplina.
ELEMENTOS BIBLIOGRÁFICOS
I Bibliografia Publicada
Azevedo, M. (2011a).
Acordo Ortográfico de 1990 em
Quatro Páginas. Excerto de Azevedo (2011),
pp. 197‑201.
Azevedo, M. (2011b).
Citar,
Transcrever e Referenciar: Um Problema de Terminologia. Excerto de
Azevedo (2011), pp. 143‑149.
Azevedo, M. (2011c).
Os 100 Erros
Frequentes em Trabalhos Escolares. Excerto de Azevedo (2011), pp.
184‑191.
Azevedo, M. (2011d).
Os 25 Pontos
Críticos na Redação de Relatórios. Excerto de Azevedo (2011), pp.
192‑195.
Azevedo, M., & Beja, V.
(2006). Saber Estudar É Meio Caminho Andado: Oficina de Aquisição e Promoção
de Competências para o Sucesso Académico. Em G. F. Dias (Ed.), Apoio
Psicológico a Jovens do Ensino Superior: Métodos, Técnicas e Competências.
Lisboa: Asa. [Este capítulo de livro
está acessível na Biblioteca da FCUL].
Haycock, L. A., McCarthy, P., & Skay, C. L. (1998). Procrastination in
College Students: The Role of Self-Efficacy and Anxiety.
Journal of Counseling and Development, 76, 317‑324.
II
Textos não Publicados, aqui Acessíveis
Azevedo, M. (1992).
Esquema das Teorias
Clássicas de Aprendizagem por Condicionamento. Texto Inédito.
Lisboa: Universidade de Lisboa, Faculdade da Ciências.
Azevedo, M. (1993).
Estratégias de Estudo e
Aprendizagem. Texto Inédito. Lisboa: Universidade de Lisboa,
Faculdade da Ciências.
Azevedo, M. (1993a).
Perceção de
Autoeficácia: A Motivação na Teoria Cognitiva Social. Texto Inédito.
Lisboa: Universidade de Lisboa, Faculdade da Ciências.
Azevedo, M. (1993b).
Teorização da
Motivação Intrínseca. Texto Inédito. Lisboa: Universidade de Lisboa,
Faculdade da Ciências.
Azevedo, M. (1995).
Teorização da
Psicologia Cognitiva segundo o Modelo de Processamento de Informação.
Texto Inédito. Lisboa: Universidade de Lisboa, Faculdade da Ciências.
Azevedo, M. (1997).
Teoria Cognitiva Social de Albert
Bandura. Texto Inédito. Lisboa: Universidade de Lisboa, Faculdade da
Ciências.
Azevedo, M. (1998).
Procrastinação e Gestão do Tempo. Texto Inédito. Lisboa:
Universidade de Lisboa, Faculdade da Ciências.
Azevedo, M. (2002).
Análise Crítica de Um Artigo de
Investigação. Texto Inédito. Lisboa: Universidade de Lisboa,
Faculdade da Ciências.
Azevedo, M. (2003).
Dicas para
Apresentação de Resultados. Excertos de M. Azevedo (2003),
Medição, Avaliação e Fundamentos de
Estatística. Texto inédito. Lisboa: Universidade de Lisboa, Faculdade de
Ciências.
Azevedo, M. (2014).
Variáveis,
Hipóteses e Instrumentos do Trabalho Final. Texto a construir
juntamente com os estudantes.
III Bibliografia para Consulta (Acessível
na Biblioteca da FCUL)
Azevedo, M. (2011). Teses, Relatórios
e Trabalhos Escolares: Sugestões para Estruturação da Escrita (8.ª ed.).
Lisboa: Universidade Católica Editora.
Weinstein, C. E., Goetz, E.
T., & Alexander, P. A. (Eds.). (1988).
Learning and Study
Strategies: Issues in Assessment, Instruction, and Evaluation. San Diego, CA: Academic Press.
Weinstein, C. E., &
Meyer, R. E. (1986). The Teaching of Learning Strategies. Em M. C. Wittrock
(Ed.), Handbook of Research on
Teaching (3.ª Ed.). Nova Iorque: Macmillan.
III
Medição em Educação com Apoio Informático (material removido)
Materiais
para Mestrandos (2008-2009)
Programa
Bibliografia
Instalar
SPSS 16.0 na FCUL
Introdução
Epistemológica
Sumários
Actualizáveis
Dados para Tratar em SPSS e Excel
Instrumentos
Inventário
de Auto-Eficácia
Velho
Inventário de Auto-Eficácia
Velho
Inventário de Auto-Eficácia na Percepção dos Pais
Velha Escala
de Procrastinação académica
Questionário de
Inserção Escolar
Questionário de
Pertença Escolar
Trabalhos de Casa
Avaliação
dos TPC
Resumo
Esquemático da Procrastinação
Construção de Itens
de Uma Escala
Para o Seminário Desinvestimento na Escola (09,
jun 20):
Quadros da
Teoria Cognitiva da Aprendizagem
Aprendizagem na Perspectiva Cognitiva
Estratégias
de Aprendizagem: Resumo
Estratégias de aprendizagem: Sumário
Motivação na Aula: Esquemas
Importância da Auto-Eficácia
Motivação na
Aula: Sumário
Procrastinação
PARA O TRABALHO
FINAL
Questionário
Ficheiro Excel.xls
Modelo do Trabalho Final
Hipóteses e Relatório Final
Dados
Brutos Excel
Descrição
Fiabilidade
Correlações
Teste t
NOTAS
2008-2009
Materiais para Mestrandos da Disciplina
Medição em Educação com Apoio Informático
(Material retirado)
Instalar
SPSS 15.0 na FCUL
Programa
Bibliografia