Actualizado em
2015, Janeiro 22, quinta-feira
Materiais

                                Materiais para Uso dos Estudantes

 Home
Next
 

   Nota. Para ler alguns documentos (.pdf), exige-se o
    Adobe Acrobat Reader

    [Envie críticas, comentários e sugestões para  mdazevedo@fc.ul.pt]

 I  Utilidades Gerais (Última actualização em 2015, Janeiro 22, quinta-feira)

 

1. DICIONÁRIO de Palavras Difíceis de Traduzir

2. Os 100 Erros Frequentes em Trabalhos Escolares

3. Os 25 Pontos Críticos na Redação de Relatórios

4. O Novo Acordo Ortográfico de 1990 em Quatro Páginas

5. Medição, Avaliação e Fundamentos de Estatística (Parte 1 do manual)

  II   Métodos de Estudo e de Trabalho no Ensino Superior

    Materiais para os Estudantes (2014-2015) 

      À ATENÇÃO DOS ESTUDANTES

1. Pode encontrar no ficheiro Programa e Bibliografia os objetivos prosseguidos, os conteúdos do curso, a metodologia a seguir e os processos de avaliação.

2. Note que este curso é presencial. Para tirar proveito do curso e obter classificação positiva, é necessário trabalhar em cada semana.

3. Pode descarregar do Mooddle ou na próxima secção o ficheiro Programa e Bibliografia

Os sumários da disciplina estão apresentados na página do Moodle da disciplina.

   ELEMENTOS BIBLIOGRÁFICOS

I  Bibliografia Publicada

Azevedo, M. (2011a). Acordo Ortográfico de 1990 em Quatro Páginas. Excerto de Azevedo (2011), pp. 197‑201.

Azevedo, M. (2011b). Citar, Transcrever e Referenciar: Um Problema de Terminologia. Excerto de Azevedo (2011), pp. 143‑149.

Azevedo, M. (2011c). Os 100 Erros Frequentes em Trabalhos Escolares. Excerto de Azevedo (2011), pp. 184‑191.

Azevedo, M. (2011d). Os 25 Pontos Críticos na Redação de Relatórios. Excerto de Azevedo (2011), pp. 192‑195.

Azevedo, M., & Beja, V. (2006). Saber Estudar É Meio Caminho Andado: Oficina de Aquisição e Promoção de Competências para o Sucesso Académico. Em G. F. Dias (Ed.), Apoio Psicológico a Jovens do Ensino Superior: Métodos, Técnicas e Competências. Lisboa: Asa. [Este capítulo de livro está acessível na Biblioteca da FCUL].

Haycock, L. A., McCarthy, P., & Skay, C. L. (1998). Procrastination in College Students: The Role of Self-Efficacy and Anxiety. Journal of Counseling and Development, 76, 317‑324.

II  Textos não Publicados, aqui Acessíveis

Azevedo, M. (1992). Esquema das Teorias Clássicas de Aprendizagem por Condicionamento. Texto Inédito. Lisboa: Universidade de Lisboa, Faculdade da Ciências.

Azevedo, M. (1993). Estratégias de Estudo e Aprendizagem. Texto Inédito. Lisboa: Universidade de Lisboa, Faculdade da Ciências.

Azevedo, M. (1993a). Perceção de Autoeficácia: A Motivação na Teoria Cognitiva Social. Texto Inédito. Lisboa: Universidade de Lisboa, Faculdade da Ciências.

Azevedo, M. (1993b). Teorização da Motivação Intrínseca. Texto Inédito. Lisboa: Universidade de Lisboa, Faculdade da Ciências.

Azevedo, M. (1995). Teorização da Psicologia Cognitiva segundo o Modelo de Processamento de Informação. Texto Inédito. Lisboa: Universidade de Lisboa, Faculdade da Ciências.

Azevedo, M. (1997). Teoria Cognitiva Social de Albert Bandura. Texto Inédito. Lisboa: Universidade de Lisboa, Faculdade da Ciências.

Azevedo, M. (1998). Procrastinação e Gestão do Tempo. Texto Inédito. Lisboa: Universidade de Lisboa, Faculdade da Ciências.

Azevedo, M. (2002). Análise Crítica de Um Artigo de Investigação. Texto Inédito. Lisboa: Universidade de Lisboa, Faculdade da Ciências.

Azevedo, M. (2003). Dicas para Apresentação de Resultados. Excertos de M. Azevedo (2003), Medição, Avaliação e Fundamentos de Estatística. Texto inédito. Lisboa: Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências.

Azevedo, M. (2014). Variáveis, Hipóteses e Instrumentos do Trabalho Final. Texto a construir juntamente com os estudantes.

III Bibliografia para Consulta (Acessível na Biblioteca da FCUL)

Azevedo, M. (2011). Teses, Relatórios e Trabalhos Escolares: Sugestões para Estruturação da Escrita (8.ª ed.). Lisboa: Universidade Católica Editora.

Weinstein, C. E., Goetz, E. T., & Alexander, P. A. (Eds.). (1988). Learning and Study Strategies: Issues in Assessment, Instruction, and Evaluation. San Diego, CA: Academic Press.

Weinstein, C. E., & Meyer, R. E. (1986). The Teaching of Learning Strategies. Em M. C. Wittrock (Ed.), Handbook of Research on Teaching (3.ª Ed.). Nova Iorque: Macmillan.

      

   III   Medição em Educação com Apoio Informático (material removido)

     Materiais para Mestrandos (2008-2009)

Programa

Bibliografia

Instalar SPSS 16.0 na FCUL

Introdução Epistemológica

Sumários Actualizáveis

 

 

     Dados para Tratar em SPSS e Excel

1AutEfic_Filhos&Pais_N1Partida_06.sav           
1
AutEfic_Filhos&Pais_N1Partida_06.xls                     
2AutEfic_Filhos&Pais_N2Recod1_06.sav
           
2AutEfic_Filhos&Pais_N2Recode1_06.xls                        
3AutEfic_Filhos&Pais_N3Final_06.sav
     
3AutEfic_Filhos&Pais_N3Final_06.xls        
4Fict1_N2Partida.sav          
4Fict1_N1Partida.xls           
7Pertenc&AutEfic&Inserc_N1Partida_08.sav                7Pertenc&AutEfic&Inserc_N3Final_08.xls                             
7Pertenc&AutEfic&Inserc_N3Final_08.sav

      

                        

     Instrumentos

 Inventário de Auto-Eficácia

 Velho Inventário de Auto-Eficácia

 Velho Inventário de Auto-Eficácia na Percepção dos Pais

 Velha Escala de Procrastinação académica

 Questionário de Inserção Escolar 

 Questionário de Pertença Escolar

             

           

      Trabalhos de Casa

       Avaliação dos TPC

      

        Resumo Esquemático da Procrastinação

         Construção de Itens de Uma Escala

 

Para o Seminário Desinvestimento na Escola (09, jun 20):

        Quadros da Teoria Cognitiva da Aprendizagem

 

       Aprendizagem na Perspectiva Cognitiva

       Estratégias de Aprendizagem: Resumo

       Estratégias de aprendizagem: Sumário

       Motivação na Aula: Esquemas

       Importância da Auto-Eficácia 

       Motivação na Aula: Sumário

       Procrastinação

 

  PARA O TRABALHO FINAL

    Questionário

    Ficheiro Excel.xls

    Modelo do Trabalho Final

    Hipóteses e Relatório Final

    Dados Brutos Excel

    Descrição

    Fiabilidade 

    Correlações

    Teste t

 

 NOTAS

 

   2008-2009  Materiais para Mestrandos da Disciplina
  Medição em Educação com Apoio Informático

         (Material retirado)

          Instalar SPSS 15.0 na FCUL

         Programa

         Bibliografia

  

  Materiais para mestrandos da disciplina
 
Relações Interpessoais e Processos de Grupo na Escola

      (Material retirado)    

 

 

 

     

Home | Materiais | Fidebeque