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A passagem de uma comunidade cristã
minoritária, composta por fiéis prontos a enfrentar o martírio, a uma Igreja
vitoriosa, mesmo dominadora, traz consigo um relativo enfraquecimento da fé.
É neste clima que nasce, no Egipto (o progresso global do cristianismo foi
mais precoce no Oriente do que no Ocidente), no fim do século III, o
movimento eremita, que traduz a revolta dos seus adeptos contra um tal
abrandamento. Retirando-se para o
deserto, só – monos, em grego, donde a palavra francesa “moine”, monge
- o eremita leva aí uma vida ascética de prece e de meditação, perturbada
apenas pela visita daqueles que são atraídos pela sua reputação de sabedoria
e santidade.
No século VI, S. Bento de Núrcia elabora, no
Mosteiro de Monte Cassino, na Campânia (Itália), a regra - regula -
que tantos mosteiros viriam a adoptar. Esta regra recomenda que os monjes
permaneçam num
mesmo lugar, façam voto de pobreza e de castidade, prestem obediência ao abade – do grego abbas, que significa pai -
pratiquem a hospitalidade e a caridade para com os pobres, trabalhem manualmente de forma a
garantir a sua subsistência, rezem e, mais importamnte do que tudo, se
dediquem ao estudo e ao ensino.
Os mosteiros beneditinos tornam-se assim centros culturais
que vão desempenhar um papel decisivo na história da civilização
ocidental. Fechados no seu scriptorium (a oficina de escrita e
iluminura) e nas suas bibliotecas, os monges copistas, contribuíram de
forma decisiva para salvar do
esquecimento as obras literárias da Antiguidade.
É nos mosteiros espalhados pela Europa,
longe do rebuliço das novas cidades emergentes na Europa, que surgem as Escolas Monásticas
que visam,
inicialmente, apenas a formação de futuros monges. Funcionando de
início apenas em regime de internato, estas escolas abrem mais tarde escolas externas com o propósito da formação de leigos cultos
(filhos dos Reis e os servidores também). O programa de ensino, de início,
muito elementar - aprender a ler, escrever, conhecer a bíblia (se possível de cor),
canto e um pouco de aritmética - vai-se enriquecendo de forma a incluir o
ensino do latim, gramática, retórica e dialéctica.
Paulatinamente, nas cidades,
começam a surgir as
Escolas Episcopais que funcionam numa dependência da habitação do bispo.
estas escolasd visavam, em especial, a formação do clero secular (parte do clero que tinha
contacto directo com a comunidade) e também de leigos instruídos que assim
eram preparados para defender a doutrina da Igreja na
vida civil. |

Abadia de Cluny |